Blog de Mariangela Zan - cantora, violonista, pesquisadora musical, jornalista, filha do acordeonista e compositor Mário Zan



domingo, 1 de junho de 2008

Festival "Viola de Todos os cantos"







Fui convidada a fazer parte do juri da eliminatória de Poços de Caldas do Festival "Viola de todos os cantos", realizado pela EPTV, que é a retransmissora da TV Globo do interior de SP e Sul de Minas. Nossa, que honra, pois trata-se de um super festival, com concorrentes da mais alta categoria.
Saí de SP ontem num tempo medonho e pra minha felicidade a minha querida Poços estava com um tempo gostoso, até um solzinho timido querendo aparecer. Nossa, que "saudade da minha terra" que eu tava. Tem um trecho da estrada quando passa a divisa, já em Minas Gerais, numa curva, onde da pra se ver uns 3 topos das alterozas mineiras e sempre quando eu passo naquele trecho, me emociono, porque tô chegando. Gosto de ligar o som na música "Escolta de Vagalumes" e ir curtindo... Poços mexe profundamente comigo, eu amo tanto aquela cidade que parece que qnd volto pra sp falta um pedacinho de mim que deixei por lá. Meus bisavós por parte de mãe chegaram por lá no começo do século passado e se estabeleceram. Meu bisavô criava, plantava, produzia e comercializava seus produtos com o mercado de Poços e outros da região tb, só que no tempo que o transporte ainda era por carro de boi. Homem digno, honesto e inteligente meu bisavô, Sr. José Luis Lopes, tenho muito orgulho dele.
Bom, mas voltando ao Festival, meu Deus que coisa mais bonita! Que qualidade, a abertura comandada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto com uma maravilhosa orquestra foi de arrepiar, misturando a tradição, a cultura, da congada ao catira, que coisa emocionante... Ai vieram os participantes, 6 pela categoria musica raiz e 6 pela categoria música regional. Cada participante melhor que o outro, acompanhados por aquela maravilhosa orquestra, uma composição mais criativa que a outra, olha foi dificil escolher. E a cada música concorrente, um clipe de acordo com a letra da musica ia passando nos telões ao fundo do palco, uma qualidade excepcional. Após a exibição das musicas concorrentes assisti ao show do meu maninho Mazinho Quevedo com aquela viola que só ele dedilha com total maestria, do ícone Tinoco, patrimônio macional, que tá forte e bonitão e Lourenço e Lourival, realmente as vozes de cristal!
Revi alguns queridos amigos de Poços que não via a muito tempo... Serginho querido, um Beijao!! Colocamos o papo em dia, foi muito legal.
O pessoal da produção foi muito gentil comigo, pessoal maravilhoso, todos, sem exceção. Depois fomos todos jantar num restaurante delicioso com uma comidinha mineira que pelo amor de Deus!!!! Franguinho, lombinho, feijãozinho...
Foi uma noite de sonho!

Um comentário:

SERGINHO MELLO disse...

COMO NÃO GOSTAR DESSA LOIRA? O ÚNICO PROBLEMA É QUE ELA VEM POUCO AQUI PARA REVER OS AMIGOS, MAS NOS ADORAMOS A MARY E NÃOESQUECEMOS NUNCA DESSA PESSOA MARAVILHOSA