Blog de Mariangela Zan - cantora, violonista, pesquisadora musical, jornalista, filha do acordeonista e compositor Mário Zan



sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Show "Filhos de peixe..."


Filhos de peixe... Herdeiros de ícones da música brasileira se reúnem em show inesquecível



Gabriel Sater, violonista e cantor, filho de um dos maiores violeiros do Brasil, cantor e compositor Almir Sater;

Mariangela Zan, cantora, filha do inesquecível sanfoneiro e compositor de clássicos da música brasileira, Mario Zan;

Negão dos Santos, violonista e compositor, filho de um dos maiores compositores da música nacional, Elpídio dos Santos.

Esses três jovens talentos se unem em show inesquecível, para tocar e cantar grandes sucessos da música brasileira, do raiz aos ritmos pantaneiros, canções próprias e clássicos de composição de seus pais, como Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto), Tocando em frente (Almir Sater e Renato Teixeira) e Casinha Branca (Elpídio dos Santos).


Gabriel Sater , paulistano de nascimento e sul matogrosense de coração, viaja em seu violão da música erudita a MPB, com direito a escalas no tango, polcas, chamamés, folclore, polcas paraguaias, etc. Começou a tocar aos 15 anos de idade e orgulha-se dos amigos e mestres que o iniciaram nos caminhos da música, como seu professor Cristiano Kotlinski. É evidente a herança familiar: Almir, Rodrigo, Gisele Sater. Seu trabalho é fruto de anos de pesquisa sobre a cultura fronteiriça e o artista orgulha-se em dizer que “escuta tudo”, da música africana ao flamenco. Todas essas influências refletem-se em suas composições e interpretações. Gabriel já participou de vários festivais, conquistando em 2001 quatro prêmios no Festival Universitário da canção, incluindo melhor música. Em Americana, participou de um dos principais festivais do pais, o “Americanta”, onde conquistou primeiro lugar com Gilson Espíndola e Jairo Lara e sagrou-se o grande vencedor da mostra paralela do festival. Foi segundo lugar no festival “Botucanto” instrumental de 2008. Gabriel lançou seu primeiro Cd em 2006 e prepara o segundo disco. No show, interpreta desde composições próprias a clássicos da música brasileira e sul-americana, com lindos arranjos criados por ele.

Mariangela Zan, filha do acordeonista e compositor Mário Zan, sempre sentiu interesse pela música, pois cresceu no meio de artistas e compositores. Começou a cantar aos 13 anos de idade, fazendo backing-vocal nos shows de seu pai. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mario Zan e de outros compositores. Ao longo destes 14 anos acompanhando seu pai, Mariangela apresentou-se cantando solo em diversos programas de televisão e apresentou durante dois anos e meio, o Programa musical “Mário Zan e seus convidados”, na Rede Vida de Televisão. Mariangela gravou um CD em homenagem a seu pai Mário Zan, com composições de autoria dele e realizou vários trabalhos como backing-vocal em estúdios de gravação para outros artistas. Após o falecimento de seu pai em 2006, retomou a carreira artistica em Abril de 2007, e tem feito vários shows em Sesc's, praças públicas, festivais, eventos empresariais, etc. Mariangela Zan é uma estudiosa da música brasileira, sua paixão. Durante toda vida, conviveu com os grandes compositores da música sertaneja, sempre ouvindo suas histórias e "causos" sobre as composições e suas viagens. Juntando com as histórias que ouvia de seu pai, começou a se enfronhar nos Lp's, Cd's e livros sobre sua paixão: A música. Trabalhou produzindo programas de televisão musicais e programas de rádio, como programadora e locutora, sempre valorizando a música raiz. Um pouco do conhecimento desse estudo do nosso cancioneiro, Mariangela Zan apresenta neste show, onde canta sucessos de vários ritmos da música brasileira, viajando por suas influências e culturas.

Negão dos Santos, herdeiro de uma tradição de mais de cem anos de música na família, seu avô era maestro de banda e seu pai, Elpídio dos Santos, músico e compositor que o iniciou no universo musical. Negão foi um dos responsáveis pela volta do carnaval de São Luiz do Paraitinga na década de 80 e também participou do movimento de vanguarda no “Lira Paulistana” em São Paulo-SP. É um dos fundadores do Paranga, que tem como principal objetivo a divulgação da obra de Elpídio dos Santos, o compositor preferido do ator e cineasta Mazzaropi, que gravou 24 de suas composições para trilha sonora de seus filmes. Teve também suas composições gravadas por diversos intérpretes. Negão compôs a trilha sonora do projeto: Terra Paulista Jovens (audiovisual do Itaú Cultural e CENPEC), que trata da cultura das cidades do interior de São Paulo e foi distribuído em 750 escolas da rede pública estadual. Recentemente participou como compositor da trilha e ator do documentário “Feição e Prosa” do diretor Luiz Otávio Santti sobre o cineasta Amácio Mazzaropi. Participou de campanha publicitária da kaiser e do Projeto TIM de causos e canções, como legítimo representante da música do Vale do Paraíba. Já dividiu o palco com artistas como Renato Teixeira, Chico Teixeira, Ângela Maria, Caito Marcondes, Zé Geraldo, Rolando Boldrin, entre outros.

Da amizade entre estes artistas, nasceu o projeto deste show intitulado “Filhos de peixe...”. Na primeira parte, cada um apresenta seu show e em seguida, reúnem-se para tocar e cantar a boa música brasileira! Um show imperdível, um momento único desta nova geração de talentos da música brasileira!


Show : Filhos de peixe...
Duração: 01:45 hrs